Por que descansar entre os treinos?
Minha avó nada entendia sobre treinos, tampouco sabia o que era “overtrainner”, ou que para render mais era necessário descansar. Mas aquela sábia senhora com marcas de expressão pelo rosto, parecia prever um dos fundamentos mais estudados na atualidade e que podem fazer a diferença na vida de quem corre: o descanso. Dona Doracile me explicava sem nenhum embasamento científico que eu precisava descansar mais para render melhor nas brincadeiras, e ser o “rei do pega-pega”. Estaria mentindo se falasse que eu respeitava todos os descansos que ela “prescrevia”. Você sabe bem como é criança, não é mesmo? Mas por incrível que pareça, quando a base de descanso, carinho e cuidados da querida vó na brincadeira do dia seguinte lá estava eu com pique total,  no 220V, presente em tudo de mais desafiador que a mente de uma criança pode inventar.
crianças-correndo
Bem que eu sempre achei minha avó um pouco “prá frente”, mas para uma senhora que com grande dificuldades conseguia “escrevinhá” seu nome completo, desvendar o mistério que hoje é tema de inúmeros trabalhos científicos e debates nos maiores congressos de saúde do mundo, por essa eu não esperava.
OFF, folga, descanso, não fazer nada, escolha a palavra que quiser, mas respeite esse momento.  A corrida, como tudo que passa na sua vida, é composta de etapas e essas por sua vez não devem ser queimadas. Todos profissionais envolvidos como professor de educação física, médicos, nutrólogos, psicólogos apontam o exagero como um vilão para quem procura melhoras em sua vida. Exagerar na alimentação, na confiança ou na falta dela, e até mesmo nos treinos poderá ter um efeito contrário do que se busca.
descanso
Vamos tentar entender a cabeça do corredor e porque o mesmo não respeitaria os dias de descanso pedidos pela planilha, exagerando na intensidade, ritmo, distancias e quantidade de provas. Correr faz bem a saúde não é? É correndo que aumento meu ciclo de amizades, correto? Não é que funciona? Na hora que eu corro eu esqueço do mundo e meus problemas parecem que ficam pra trás! Então por que não ficarmos mais saudáveis, fazer mais amigos, esquecer dos problemas e correr uns quilometrozinhos a mais? Por que não fazer a festa nas corridas de rua, deixando que vire um evento social? Sabe por que? Lembra das sábias palavras da Senhora Doralice? “Meu netinho querido, você precisa descansar para brincar com mais saúde amanha!”. Pois é, elas ainda tem muito valor até hoje.
Parece incoerente, mas somente com o descanso que o corredor consegue melhorar sua performance. É nesse período que o corpo fisiologicamente tem seus ganhos, produção de hormônios e substancias que irão gerar as melhoras, e “sarar” a musculatura.
Entendendo melhor, o descanso é tão importante quanto o treinamento, isso porque quando treinamos não estamos ganhando absolutamente nada, essa é a fase do catabolismo, destruindo fibras musculares, gastando as reservas energéticas para que no período de DESCANSO haja o anabolismo, que é marcado pelos ganhos e reposição dos substratos energéticos, melhorando a sua performance e te preparando para mais um bom e prazeroso treino.
Se você não descansa, vai na contramão da ciência e pode estar prejudicando todo o treinamento feito, assim começa a gerar desconforto e um retrocesso em todo benefício que você adquiriu durante a rotina de treinos, quando isso acontece chamamos de “Overtrainner”.
over
Como identificar se estou exagerando e se estou em overtrainner? Simples, seu rendimento atlético reduz, dimunui também sua capacidade de gerar força, perda de peso, apatia, demora na cicatrização, surgem lesões, insônia,  baixa imunidade aumentando a propensão de adquirir infecções.
Não é pensando nisso que vamos também exagerar no descanso, ouça seu corpo, sinta os sinais, não vá aos extremos nem de repouso e nem de treinamento. Encare com seriedade sua rotina isso irá lhe proporcionar qualidade de vida, longevidade e melhoria na performance.
Respeite o descanso, acredite na ciência, respeite seu corpo. Ah, respeite também os idosos: “repouse bem para amanha você brincar a todo vapor”, palavras da Dona Doralice!
Até breve,
Marcelo Avelar