Oi pessoal!!!

Muitas pessoas me perguntam: “comecei a correr para emagrecer… posso comer a mesma coisa que o meu amigo (que já esta com forma física saudáve)???”
Minha resposta: Não!!!!

Vamos entender esta questão.

Além da individualidade bioquímica de cada um, o que já nos leva a cardápios diferenciados , temos aqui uma questão muito importante, dependendo do seu tipo de treino/ corrida, o seu gasto energético pode ser maior ou menor! Ou seja, quem é praticante de atividade física e esta eutrófico (numa forma física saudável), terá um cardápio-manutenção que possa supri-lo dos nutrientes necessários fornecendo as calorias necessárias para a manutenção do bom rendimento do treino/corrida.

Ao contrário de um indivíduo, que além de praticar os exercícios, também precisa perder peso. Neste caso, além de uma dieta muito bem balanceada em vitaminas, minerais e dos macronutrientes (proteína, carboidratos e lipídeos), caloricamente este cardápio deverá contemplar uma perda de peso gradual e constante. O que não significa simplesmente comer menos!!! Um planejamento alimentar adequado, precisa fornecer a quantidade certa de calorias, nem mais nem menos!!!! Sempre que a ingestão de calorias for muito menor que a sua necessidade, você corre o risco de perder massa magra.

Vale lembrar sempre: perdas de peso rápidas demais = perda de massa magra, para evitar isso, devemos sempre ter em foco, um treino e uma dieta específica para a sua necessidade.

Por isso… Se você vai começar a correr, invista em alguns pontos importantes: Faça:
- uma avaliação cardiológica;
- procure um educador físico que possa direcionar o seu treino para as suas necessidades específicas;
- realize avaliações periódicas com o seu nutricionista, para obter um planejamento alimentar individualizado, que atenda as suas necessidades nutricionais x necessidades do treino x em conformidade com a sua saúde.

No emagrecimento saudável a palavra chave é sempre equilíbrio!!!

Equilibrio dos nutrientes, compatível com o exercício executado = melhor estado de saúde, melhor rendimento físico!

Até mais, um grande abraço!!!

Dra. Sandra Matta
CRN 35281
Nutrição Metabólica – Clínica e Esportiva