Oi pessoal!!!

É com imenso prazer que estou escrevendo a minha primeira coluna no site dos CZN!!!! Me sinto honrada em fazer parte desta equipe tão especial!!!

Aqui vamos conversar sobre, como a nutrição esportiva pode auxiliá-lo no melhor resultado do seu desempenho, seja nos seus treinos para entrar em forma, seja na melhoria do seu rendimento para uma competição.

Você sabia que vários pesquisadores já colocam a nutrição como o segundo fator, depois do treino, que mais influencia o desempenho no esporte?

A nutrição, como parte do sistema complementar da preparação esportista, vem ampliando seu espaço de atuação e adquirindo a confiança dos profissionais, atletas e esportistas em geral, focados na melhoria do rendimento.

Com os avanços tecnológicos da última década, os mecanismos de digestão, absorção e o aproveitamento dos nutrientes, puderam ser melhor compreendidos, desta forma a Ciência da Nutrição se torna, cada vez mais, uma poderosa ferramenta na aquisição e manutenção da saúde e melhoria de performance fisica nos exercícios. Suplementos alimentares também se valeram deste avanço e uma melhor interação entre alimentos – suplementos – rendimento físico, mostrou-se factível para o esportista, desde que acompanhado por um profissional capacitado.

Mas… O que você precisa ter em mente ao procurar um nutricionista esportivo? Como este profissional poderá auxiliá-lo?

Em primeiro lugar… Este profissional deverá ter um profundo conhecimento da bioquímica e fisiologia humana (no exercício e em patologias), associado ao conhecimento (também profundo) dos alimentos, com suas especificidades, funcionalidades e interações, pois apenas desta forma, o seu desempenho poderá ser otimizado de forma eficiente.

Sempre recebo perguntas como: “Dra. Sandra, como funciona uma consulta de nutrição esportiva, o que ela pode fazer por mim?”

Bom… Para que vocês possam ter uma visão geral, fatores que são avaliados numa consulta nutricional, focada em esporte, além dos recursos habituais, como anamnese, questionários de frequência alimentar, também temos:: antropometria, modalidade esportiva, rotina dos treinos e competições, alimentação pré e pós treino; alimentação pré e pós competição; suplementação; hidratação; existência de alguma patologia (doença) que necessite de uma atenção especial, entre outros fatores individuais.

E… O que podemos ter como metas, objetivos, num atendimento nutricional esportivo? As metas podem ser muito individuais, mas podemos listar aqui alguns itens gerais:

- aumento de massa magra (musculo);
- redução da gordura corporal;
- melhorar o desempenho do atleta;
- melhorar o rendimento nos treinos;
- otimizar a recuperação pós treino;
- aumentar a força;
- verificação da necessidade, ou não, de suplementos nutricionais, ESPECIFICOS, para sua necessidade;

E para finalizar esta nossa primeira coluna, vale lembrar:

A alimentação esta diretamente relacionada com o nosso estilo e qualidade de vida. A antiga fala: “como de tudo, pois meu treino é muito forte”, nos mostra um conhecimento restrito de como a nutrição é importante para a aquisição de um bom resultado no esporte!

Você tem este tipo de dúvida? Não se culpe… Muita gente ainda tem e estarei aqui, semanalmente, todas as 4as. Feiras com um assunto novo. Portanto… Se vocês querem saber mais sobre nutrição no esporte, enviem suas dúvidas para o site, pois esta coluna é para vocês!!!
Uma grande abraço!!

Dra. Sandra Matta
CRN 35281
Nutrição Metabólica –clínica e esportiva