NA RUA, NA CHUVA E NO FRIO

FullSizeRender 3Inverno chegando , época de temperaturas bem baixas, clima muito úmido, garoa e chuvas constantes, período de tomar mais cuidados com a saúde. De certo maneira, para o praticante de corrida de rua, a temperatura ambiente mais baixa ajuda no desempenho, porém devemos ter muita cautela.
Levantar cedo e sair de casa no frio e garoa para correr, às vezes é um grande desafio, tem que ter muita força de vontade, pois não é fácil vencer o conforto de um ambiente aquecido, porém quem gosta realmente de esporte e possui determinação enfrenta qualquer situação climática.

Alguns cuidados e precauções que devemos ter:

Aquecimento
É muito importante fazer um bom aquecimento e alongamento e antes e depois das atividades físicas, para evitar principalmente contusões e lesões.

Roupas e acessórios
Pode ser desconfortável usar mais roupas e acessórios, porem necessário para evitar gripes e resfriados.
Verifique sempre qual a temperatura estará fazendo no momento da atividade física, para ter uma noção de qual roupa usar. Dependendo da temperatura usar agasalhos mais pesados , calça de compressão, camisetas térmicas, manguito, canelito, gorro, meia de compressão, luvas e outros acessórios.

Hidratação
O corpo precisa sempre de água, manter a hidratação habitual mesmo no frio.

Queimaduras e ressecamento de pele
Da mesma forma que as altas temperaturas queimam a pele, as baixas temperaturas fazem do mesmo jeito, devemos utilizar protetores solares e cremes hidratantes, pois ajudam a não ressecar a pele.FullSizeRender 2

Se estiver garoando ou chovendo
Se for participar de uma corrida e estiver garoando forte, use uma capa de chuva descartável antes do início da largada, ajuda manter o corpo aquecido, momentos antes da largada é só descartar nas laterais da pista.
Se for treinar com o chão molhado ou com garoa, tome muito cuidado principalmente se for à noite , pois o circuito ou as ruas ficam com muitas poças de água e a visibilidade é muito deficiente.
Caso a chuva esteja forte e com raios, não se arrisque, procure um lugar com cobertura e aguarde o tempo melhorar.
Ao terminar o treino tente trocar o uniforme que estava usando o mais breve possível, pois a roupa úmida e fria podem causar gripe ou resfriado, e as meias e os tênis encharcados podem ocasionar frieiras e até bolhas nos pés.

Atletas Corredores nesta publicação:
Juliana Raphaelli e Julio Cesar