CUIDANDO DOS PÉS

Nossos pés devem ter um cuidado muito especial pois são eles que fazem a nossa atividade de correr. Algumas dicas de como cuidar:

IMG_6150

Marca do tênis
Qual a melhor marca e modelo para usar?
Independente de qual marca ou qual modelo que seja, o calçado tem que ser do seu número, nem folgado e nem apertado, e o principal o corredor tem que sentir o calçado confortável.

Tipo da pisada
Não compre tênis sem saber o seu tipo de pisada, usar um calçado sem saber o tipo de pisada errada pode causar dores e até lesões.
Existem vários modelos de tênis e tipos específicos para cada tipo de pisada, sendo elas a pisada neutra, a supinada e a provada. Em algumas lojas especializadas de calçados realizam o teste da pisada e não é cobrado.

A maneira de pisar
A maneira mais adequada de pisar é utilizando toda a face do pé, sendo o mesmo movimento de andar, tocando-se no solo primeiramente a parte traseira do pé(calcanhar), depois a parte plantar e finalizando na região dos dedos.
Se não for nesta ordem de movimento, é bem provável o aparecimento de lesões em partes dos pés e pernas.

IMG_1006

Amarrar bem o tênis
O tênis tem que estar bem amarrado, para evitar que os cadarços se soltem durante a corrida e a sensação de folga durante as pisadas.

Hidratação nos pés 
Utilizar um hidratante ou creme nos pés ajuda evitar o ressecamento da pele e o surgimento de calos.

IMG_6260

Correndo na chuva
Se durante uma corrida ou treino for durante chuvas e os tênis e meias ficarem encharcados por um período longo, logo após o término da atividade física troque as peças molhadas o mais breve possível, e uma sugestão quando chegar em casa, mergulhe os pés em uma bacia ou recepiente com água morna e com salmoura, isto evita frieiras e bolhas futuras.

Enxugar os pés após o banho
Após o banho enxugue bem os pés, principalmente entre os dedos, para que não ocorram micoses, bolhas e frieiras. E troque sempre as meias após a atividade física, meias úmidas causam odor (chulé).

Uma boa sugestão para os praticantes de corrida
Algumas sessões de podologia ajudam muito.
Os Corredores da Zona Norte possuem uma Podóloga oficial:
Marcia – tel: 96554-5643

Atletas Corredores nesta publicação:
Anderson Costa e Luciana Berezutchi